segunda-feira, 26 de abril de 2021

DIFERENÇA ENTRE PORTOS HUB E FEEDER


  Na prática, o termo "porto hub" é usado exclusivamente para a movimentação de contêineres. Esse tipo de porto concentra grande quantidade de carga por ter características diferenciadas, como posição geográfica estratégica, maior profundidade e capacidade adequada para atender a navios de maior porte. Os hubs possuem relação direta com outros tipos de portos, os feeder, terminais de menor porte de alimentam e são alimentados pelos hubs, levando produtos brasileiros de exportação e redistribuindo as mercadorias importadas.

     Os feeders são portos que não têm profundidade suficiente, logo, não podem receber grandes embarcações. Por isso, eles recebem navios menores, que são carregados de contêineres, e os transportam para portos com maior capacidade, os hubs. Lá, a carga é descarregada em um armazém para, posteriormente, ser recolocada em supernavios e enviada, finalmente, a outros países.

      É exatamente essa logística que acontece no Porto do Rio grande. Navios menores desembarcam no Terminal de Contêineres com toda a sorte de cargas provenientes, sobretudo, dos portos da Argentina e do Uruguai. Segundo dados do terminal entre as principais cargas importadas da Argentina, estão caranguejos, congelados, milho, ervilhas secas em grãos, ligas de alumínio. madeira em tora, minérios, moluscos e carnes. Do Uruguai o Brasil importa couro, cosméticos, farinha, fígado de bovinos, madeira e lã, por exemplo. Ao chegarem ao terminal, os contêineres são descarregados em um grande armazém de 20 mil m². Após um fluxo detalhado, as cargas são depositadas em navios maiores que seguem para 90 rotas de exportação, no total.

   Hub port consiste em um porto concentrador de cargas e de linhas de navegação. O termo decorre das estratégias de aumentar o tamanho dos navios, concentrar rotas e reduzir o número de escalas adotadas pelas principais companhias marítimas, notadamente a partir dos anos noventa.

   Conceitos Gerais - Segundo nos mostra o Dicionário "Oxford", na sua 6ª edição no ano 2000, a palavra "Hub" de origem inglesa, significa "a parte central é mais importante de um lugar ou atividade em particular". Daí a origem do termo "Hub Port", que em função de todos o processo de globalização pelo qual atravessamos, somado ao crescimento da economia mundial nos últimos 30 anos, mais do que nunca é difundido e utilizado por todos: os "Portos Principais" ou "Portos Concentradores". Muitos acreditam que o advento dos chamados "Hub Ports" se deu de uma forma natural, tendo os mesmos se desenvolvido para acompanhar o crescimento do comércio mundial. Observa-se nitidamente que o número de "Hub Ports" em uma determinada região (norte da Europa ou Sudeste Asiático, por exemplo), está diretamente ligado ao poderio e/ou potencial econômico dos países que ali estão.

    Por outro lado, outros acreditam na tese de que o crescimento fabuloso apresentado pois estes mega-terminais, mais especificamente os que lidam com contêineres- base de todo esse nosso estudo- alavancou e muito todo o processo de conteinerização e por consequência o comércio mundial. Ambos os pontos, assim como outras realidades e perspectivas, estarão sendo abordados nas páginas que se seguem do presente estudo, enfocando sempre os portos e terminais de contêineres. Importante destacar um fato marcante nos dias de hoje: o aumento no tamanho dos navios porta-contêineres, e a consequente redução no número de portos escalados por navios de maior porte, priorizando desta forma os "Hub Ports".

            Funções dos Hub Ports

   Os hub ports permitem que os grandes porta- contêineres sejam carregados e descarregados numa única parada por região. Se isto não acontece, os custos por unidade transportada aumentam significativamente, já que os navios, além de executarem vários paradas, são forçados a viajar parte do percurso com elevada capacidade ociosa. Esses custos, por sua vez, são repartidos equanimimente entre os clientes daquele percurso, já que os armadores, valendo-se do poder de mercado para maximizar a receita, tendem a cobrar o mesmo frete para todos.

          Tipos de Hub Ports

     Os portos que são servidos por navios de grande porte que operam nas principais rotas, com concentrado volume de carga, os chamados "Hub Ports" também conhecidos como "Portos Pivô". Segundo Thomas (1999), os "Hub Ports" possuem três outras subdivisões:

⦁ "Hub mundial: presta serviço a noções que circundam os principais oceanos, ou portos de mais de um continente;

⦁ "Hub regional: presta serviço ao comércio de uma linha costeira completa de um continente;

⦁ "Hub sub-regional: presta serviço a mercados de uma parte de um continente.

       FONTE: REVISTA NEWS

  Referência: https://www.portogente.com.br/portopedia/73181-hub-port-porto-concentrador

        



   

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