quinta-feira, 15 de abril de 2021

LAYOUT DE UM ARMAZÉM - LOGÍSTICA


                                   No ramo da Logística, os melhores resultados só aparecem quando o layout do armazém, em vez de ser descartado, é visto como oportunidade. O papel da logística no desenvolvimento é de suma importância. Afinal, o bom controle de produtos, a estocagem e a movimentação inteligente impactam nos prazos. O sucesso da Logística é consequência de estratégias bem implementadas, como o planejamento adequado e o foco na organização e no controle dos processos de armazenagem.

    Qual a real importância do layout nos armazéns?

    O layout de armazém corresponde à forma como às áreas de armazenagem serão distribuídas e organizadas. É possível otimizar os fluxos de entrada e saída aproveitando ao máximo o espaço (tanto vertical quanto horizontal)

    Os ganhos do layout adequado em um armazém estão ligados á redução de custos e a incríveis índices de produtividade, uma vez que influenciam o trabalho de toda a organização. Tudo deve ser planejado para redução máxima de longos deslocamentos, focando no melhor aproveitamento do espaço disponível.

A movimentação de materiais em um galpão logístico fará toda a diferença assim como a boa disposição de seções, itens e departamentos. Planejar cada espaço do armazém é trabalhar em prol da produtividade. Porém garantir o fluxo logístico perfeito dependerá de uma otimização do espaço, de movimentação adequada e de equipamentos e do volume de saída dos itens. Isso significa que um bom ambiente no armazém tende a gerar mais flexibilidade e menos custos ou tempo envolvido em operações.

Um modelo de layout estratégico pode trazer vantagens como:

⦁  Mais itens no mesmo ambiente: Organizar o espaço de forma planejada sempre garante estocagem inteligente e limpeza;

⦁ Deslocamento eficiente: A movimentação das pessoas e dos equipamentos precisa ser objetiva, fluida e segura;

⦁ Maiores índices de produtividade: Um espaço físico organizado favorece o desenvolvimento do trabalho das pessoas, gerando eficácia e lógica aos processos;

Conhecer o espaço do armazém para torná-lo eficiente e a primeira coisa se fazer é o cálculo do espaço disponível, muitas vezes a desorganização e a sujeira impedem que os próprios gestores se deem conta do local de que dispõem, portanto uma boa análise do ambiente de trabalho requer limpeza total. A partir desses detalhes é hora de começar a planejar a logística, levando em conta os pontos importantes para otimização do tempo de trabalho e o bom armazenamento. 

     O armazenamento eficiente é uma das principais vantagens do layout de armazém, pois impacta diretamente na otimização do tempo. Encontrar o que se procura de fora rápida deve ser a lei do estoque. Portanto é importante investir em organização do galpão por meio de agrupamento de itens, alocando os materiais próximos a seus semelhantes.

É necessário investir em estruturas e sistemas práticos, como porta-pallets, pisos intermediários e um cantilever. todas essas opções permitem organizar melhor a estocagem e são personalizáveis, atendendo a diferentes layouts de armazém.

      Um bom sistema de picking também ajuda na movimentação interna. O uso de esteiras, trilhos e até máquinas automatizadas evita o trânsito de pessoas ou equipamentos no depósito, além de agilizar s processos de separação do estoque.

Há muitas formas de aperfeiçoar o layout de um armazém, desde estudar profundamente os métodos e possíveis adaptações nos produtos até investir e repaginar as estruturas utilizadas na armazenagem. Realizar esse tipo de investimento é um meio inteligente de modernizar, e ao mesmo tempo trazer mais praticidade, segurança, redução e custos e produtividade aos processos

. Referência: https://www.longa.com.br/armazenagem/layout-de-armazem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIFERENÇA ENTRE PORTOS HUB E FEEDER

   Na prática, o termo "porto hub" é usado exclusivamente para a movimentação de contêineres. Esse tipo de porto concentra grande ...