OTIF, ONTIME E INFULL
KPIs da Logística: O que é o OTIF e como ele pode ajudar a logística?
O controle e acompanhamento de KPIs logísticos é fundamental para compreender a performance e auxiliar na tomada de decisão.
KPIs logísticos: Os Key Performance Indicators são indicadores chaves de performance em português são ferramentas utilizadas para avaliar os resultados dos processos e ajudar o gestor e sua equipe a identificar possíveis gargalos e outros problemas que impedem o alcance dos objetivos.
O que é OTIF?
O ON Time In Full (OTIF) É um indicador de desempenho utilizado para acompanhar a qualidade das entregas dos produtos. A idéia é sempre aumentar a satisfação dos clientes em relação ao serviço prestado pela empresa.
On Time: Está diretamente ligado ao prazo da data e horário e ao local que foram acordados com o cliente previamente estabelecido.
In Full: Está ligado aos produtos que devem ser entregues dentro das especificações passadas para os clientes no momento da compra (dimensões, quantidades, qualidade, integridade, entre outras).
O OTIF é o KPI que ajuda a se chegar ao conceito de pedido perfeito. É a encomenda a ser entregue dentro do prazo, e atendendo a todas as expectativas dos clientes o que contribui para aumentar os níveis de satisfação e aumentar as oportunidades de fidelização dessas pessoas.
Para calcular e implantar o OTIF antes de mais nada é preciso ressaltar que o acompanhamento desse indicador deve ser feito com cada elemento sendo acompanhado separadamente, portanto On Time x In Full. Para exemplificar:
Uma empresa realiza 95% das entregas dentro do prazo: On Time de 0,95; A quantidade de pedidos entregues dentro das especificações (sem avarias, extravios, entre outros) é de 90% In Full de 0,90.
A partir desses dados, o percentual de pedidos perfeitos que são enviados para seus clientes será de: OTIF = 0,95x 0,90 = 0,855 = 85,50%
Para adotar o OTIF em uma operação é muito importante definir a metodologia que será utilizada para as análises, através dela determina-se quais serão as informações adotadas, os períodos de apuração, método correto para elaborar o indicador, entre outros pontos a serem considerados.
Será preciso gerar relatórios ligados à performance das transportadoras, basicamente os que estão relacionados às entregas e às ocorrências (como avarias, extravios, pedidos trocados ou com erros)
Por meio do acompanhamento do OTIF tem-se uma visão ampla de vários aspectos operacionais:
⦁ Nível de serviço das entregas;
⦁ Índice de retrabalho e necessidade de logística reversa (no caso de pedidos com problemas);
⦁ Qualidade do serviço prestado pelas transportadoras;
⦁ Possível grau de insatisfação dos clientes;
Com apenas um indicador é possível analisar todo o processo logístico que vai desde a separação das mercadorias até a pontualidade nas entregas.
O On Time In Full (OTIF) é um indicador de desempenho utilizado para acompanhar a qualidade das entregas dos produtos. A ideia é sempre aumentar a satisfação dos clientes em relação ao serviço prestados. On Time está ligado ao prazo de data e horário e ao local que foram acordados com o cliente previamente.
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