terça-feira, 16 de março de 2021

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA LOGÍSTICA


 O cenário atual é marcado pelo conceito como Indústria 4.0. Também chamada de Quarta Revolução Industrial, o processo está relacionado à integração entre tecnologias e etapas operacionais, é possível automatizar fluxos completos e obter resultados especiais. 

  Com a Logística não é diferente, o setor vem passando por transformações digitais em várias áreas e essa mudança tem se consolidado de forma contínua. Para aproveitar as possibilidades, é essencial explorar o panorama da transformação digital da logística.

                                            Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma realidade em vários segmentos, principalmente graças ao aprendizado de máquinas. Com esse recurso, é possível desenvolver algorítimos que aprendem com a prática e já não precisa de programados, assim automatizando tarefas e garantindo melhores resultados.

    Com a logística isso aparece de várias maneiras. Um sistema pode recomendar rotas específicas de acordo com as preferências. É viável padronizar a armazenagem por meio de conexões de dispositivos inteligentes, via Internet das Coisas (IoT).

    Entre as ferramentas de logística dos novos tempos, estão recursos completos e repletos de funcionalidade, os sistemas e softwares gestão, permitem acompanhar vários pontos da cadeia de valor. Com isso, obtemos informações sobre estoque, compras, vendas e entregas.

    Os aplicativos já trazem uma atuação mais funcional e orientada, é possível por exemplo, solicitar serviços diferenciados de transporte e obter além do que uma transportadora oferece.

    A computação na nuvem ( ou cloud computing) é outra grande mudança na transformação digital da logística e em outros setores se baseando no armazenamento de informações. Esse avanço permite, o uso descomplicados de aplicativos em substituições aos softwares instalados tradicionais. Também é uma forma de conquistar um desempenho melhor quanto à comunicação e à mobilidade, o que viabiliza o funcionamento de diversas funções.

                                                     Logística Integrada

    A transformação digital possibilita a concretização da logística integrada, antes da entrada da tecnologia, o setor era dividido em muitas partes, o que viabiliza a construção de um fluxo realmente eficiente, com a tecnologia, tornou-se viável estabelecer um setor com dados que se transportam corretamente. Fazendo o uso das tecnologias adequadas, uma equipe de compras consegue entender as necessidades de estoque de forma ampla. Já o time de transporte se comunica com os de vendas em busca de boa experiência com os clientes. Quanto mais intenso for o papel de integração da tecnologia, melhor será o desempenho nesse sentido.

                                Os Impactos da Tecnologia Digital na Logística

   Com a integração da tecnologia na área de logística, já é possível ver as mudanças e tantas outra prometem surgir no futuro.

    Algumas alterações causadas pelas transformações digital na logística:

 Aceleração de Processos: Com a tecnologia tudo é um clique ou um toque de distância, o que antes dependia de longas esperas se torna algo quase instantâneo, como a comunicação entre as duas áreas. Na prática, isso faz com que tudo fique mais acelerado, deixando o setor mais dinâmico. Se antes a logística já tinha a ver com movimento, agora a adaptação se torna indispensável.

  Transformações na Preocupação com Segurança: Com a entrada da tecnologia no setor, é necessário mudar o foco das preocupações com a segurança.

   Simplificação e Direcionamento do Gerenciamento: Não dá para negar que a tecnologia é destacadamente uma forma de resultados melhores com um nível menor de esforço. Desde que tudo seja planejado e implementado de maneira correta é possível obter uma gestão de logística melhor. Os recursos adequados oferecem automação de certos pontos e garante que os gestores foquem em aspectos diferenciados e altamente relevante, em vez de perder tanto tempo com o traçado da rota, o profissional pode se dedicar a um gerenciamento preciso e eficaz.

     Isso torna a etapa menos complexas e capaz de atender as necessidades específicas, além de tudo, é uma forma de direcionar talento e conhecimentos.

      Com tanta evolução no setor e no uso de soluções, a transformação digital na logística estabelece mudanças no perfil do profissional de logística, tem atua agora na área não precisa entender apenas de cadeia de suprimentos ou integração organizacionais, os novos gestores devem ter uma visão mais ampla e integrada sendo capazes de alinhar tecnologias aos objetivos estratégicos do ramo, os profissionais de logística precisam também apresentar habilidades analíticas e uma atuação voltada para o encontro de medidas que levem em consideração o ambiente acelerado.

      As vantagens oferecidas pela transformação digital da logística

        Tantas mudanças são naturalmente acompanhadas por um potencial imenso. A entrada de novas tecnologias permite obter diversos pontos positivos, o que pode gerar destaque no mercado de modos variados.

     Principais benefícios da transformação digital

                       Garantia de Eficiência

         Como visto, uma das tendências do uso dessa ferramenta é a conquista de uma atuação integrada altamente direcionada. O processo logístico torna-se um ponto central para o aproveitamento de oportunidades, com a automação é possível diminuir as chances de erros humanos ou falhas técnicas evitando assim o retrabalhos e os desperdícios de recursos.

         Também dá para entender melhor quais são os gargalos logísticos e quais tarefas ou ações prejudicam a obtenção dos resultados esperados, tornando isso o processo eficiente capaz de ajudar a todos a se desenvolverem.

                         Redução de Custos

       A tecnologia é uma grande aliada para reduzir os gastos de maneira geral. A redução de erros evita o desperdícios de recursos e garante o uso adequado do orçamento. Outra importante questão é que ele automatiza tarefas e pode até diminuir, mesmo com times enxutos, é possível focar nos pontos estratégicos e economizar. Também a menos perdas de armazenagem e estoques  e mais aproveitamento das oportunidades geradas assim o setor se torna menos oneroso e oferece um melhor retorno.

                    Aumento da Produtividade

        Além da diminuição de erros, o ganho em eficiência está relacionado ao nível produtivo. Com a transformação digital na logística, é possível conquistar resultados com mais intensidade dentro do mesmo período. Considere uma etapa de transporte, o monitoramento em tempo real permite que o gestor conheça as dificuldades antes de entrar em contato com o motorista, isso acelera uma possível orientação e evita desperdícios.

      A automação também é essencial para garantir um desempenho melhor quanto à produtividade, dessa forma fica mais fácil atingir as metas específicas e tornar o setor parte do alcance dos resultados estratégicos.

      O aumento da adoção da tecnologia é determinante para oferecer maior controle, através do BigData é possível triangular áreas e entender em quais pontos estão as maiores necessidades de transporte, atuando de forma direcionada, o que garante uma performance maior. Obtendo também maior visibilidade. 

      O controle de estoque, o acompanhamento de compras e o rastreio de transporte é indispensável. A gestão consegue entender  o que acontece em cada um deles e onde está a carga em cada momento. Na prática é essencial para evitar perdas, atrasos ou outros comprometimentos.

        A tecnologia desempenha um papel em destaque, graças as ferramentas adequadas fica mais fácil para o planejamento robusto. Com todas as variáveis consideradas dá para obter maior entendimento do cenário e acertar nas escolhas.

         Quem também é favorecido a partir do uso das diversas ferramentas é o mercado consumidor, quando a empresa abraça a transformação digital na logística é capaz de atender melhor às necessidades específicas.

      A mudança no atendimento a quem consome é capaz de consolidar um posicionamento positivo, com o uso adequado das ferramentas das transformações digitais na logística é viável que a o organização se posicione de forma diferenciada e positiva. Com essa transformação permite conquistar maior adaptação ao cenário.

    Recorrer a um sistema integrado entre compras e vendas é modo de manter o nível de estoque ideal, dependendo do cenário é importante acompanhar as entregas, rastrear pedidos e realizar a automação em cada passo.

        Encontre Fornecedores de Qualidade

  Não adianta estar ciente da transformação digital na logística e mesmo assim ignorar a necessidade fazer boas escolhas, além de reconhecer as soluções adequadas, é indispensáveis encontrar bons fornecedores.

  Esteja sempre por dentro das novidades, as tecnologias estão em constantes mudanças, os gestores tem que estar sempre de olho nas novidades e tendências da tecnologia, ao ficar por dentro do que se está em destaque é possível selecionar o que está condizente. A transformação digital na logística é uma realidade e tem gerado grandes impactos na área.


Referência: https://cargox.com.br/blog/transformacao-digital-na-logistica.


  


  



       

      


                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIFERENÇA ENTRE PORTOS HUB E FEEDER

   Na prática, o termo "porto hub" é usado exclusivamente para a movimentação de contêineres. Esse tipo de porto concentra grande ...