quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

UNITIZAÇAO DE CARGAS


 

              A unitização de cargas é a união de mercadorias de diferentes pesos, tamanhos e formatos em cargas de volumes unitários. Isso facilita todo o processo de logística, além de promover o melhor aproveitamento do espaço disponível dentro do caminhão ou armazém.

             As maneiras mais comuns de realizar a unitização de cargas são:

             Cargas Paletizadas

             A carga pode ser distribuída e agrupada sem risco de queda, minimizando as avarias e perdas de produtos.

              Outro ponto positivo dessa classificação de unitização de cargas é que permite o reaproveitamento. Assim, facilita os fluxos operacionais e economiza dinheiro.

               Conteinêres

          Costumam ser  mais associados ao transporte marítimo, mas os conteinêres já fazem parte dos armazéns e centro de distribuição. São grandes caixas(geralmente de metal) utilizadas para guardar diversos produtos que serão enviados ao mesmo destino.

          Assim como as cargas paletizadas, os conteinêres podem ser utilizados mais de uma vez.

            Cargas pré-lingadas

          Por fim podemos citar as cargas pré-lingadas como exemplo de unitização de cargas. Também são utilizadas bastante nos portos e transportes marítimos, com pacotes que possuem peso e volume semelhantes.

          Essas estruturas suportam cargas pesadas graças a sua fabricação com fios de poliéster de grande resistência. Esses fios, por sua vez, são içados através de guindastes e guardados em lugares pré determinados.

         Sem dúvidas, a principal vantagem da unitização de cargas diz respeito à padronização das cargas. Isso os aspectos financeiro e comercial, pois facilita bastante as negociações.

         Além disso, os colaboradores ganham agilidade no manuseio e estocagem de cargas. De forma, concluem essa etapa mais rápido e podem partir para suas outras tarefas, impulsionando a produtividade da equipe.

         Outro aspecto positivo da unitização de cargas é em relação ao aspecto utilizado. Afinal, há menos gasto com movimentação e controle de armazéns, bem como menor movimentação e manobras para o deslocamento das cargas.

         Consequentemente, técnica gera redução e extravios. Isso porque é bem mais difícil desviar volumes unitários maiores do que pequenas as cargas.

                 Cargas Paletizadas e a Unitização de Cargas

         É possível fazer a unitização de cargas com o porta paletes. Essa estruturas são plataformas feitas de madeira, metal, fibra ou outro insumo em que a carga possa ser empilhada e estabilizada. De modo geral, o palete é projetado para ser movimentado mecanicamente com o uso de empilhadeiras e guindastes. 

        Há muitas as vantagens em escolher as cargas paletizadas na hora da unitização de cargas. As mais importantes são a redução nos custos de transporte e diminuição nos tempos do processo de carga e descarga.

        No entanto, não é só isso. Os gestores que optarem pela porta paletes vão perceber benefícios como:

  • Facilidade para manusear e movimentar carga;
  • Facilidade no carregamento de veículos;
  • Redução do número de itens a serem controlados e movimentados;
  • Redução de roubos, perdas e danos no produto;
         Outra vantagem está na instalação: não é preciso contratar profissionais externos, nem utilizar acessórios ou parafusos. O sistema também ajuda na preservação dos materiais, evitando contato direto com o chão e com umidade, ou seja além de permitir a unitização de cargas, os portas paletes oferecem mais eficîência para todo o armazém.

        Entender como aplicar a unitização de cargas é o primeiro passo para aproveitar os espaços de carga e no armazém. Os porta paletes podem ajudar bastante nesse processo, especialmente com cargas pesadas.

           Referências: https://www.fabrimetalarmazenagem.com.br/blog/unitizacao-de-cargas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIFERENÇA ENTRE PORTOS HUB E FEEDER

   Na prática, o termo "porto hub" é usado exclusivamente para a movimentação de contêineres. Esse tipo de porto concentra grande ...