domingo, 7 de fevereiro de 2021

CLASSIFICAÇÃO DOS ESTOQUES


      

      Existem diversas classificações dos estoques. De acordo com a natureza dos produtos fabricados, da atividades da empresa, os estoques recebem diferentes classificações.

     - Do ponto de vista do processo produtivo, Numa empresa industrial, podemos ter:

                          Estoque de produtos em processo:

      Este tipo de estoques baseia-se essencialmente em todos os artigos solicitados necessários à fabricação ou montagem do produto final, que se encontram nas várias fases de produção.

               Estoque de matéria-prima e materiais auxiliares:

      Nestes estoques encontramos materiais secundários, como componentes que irão integrar o produto final. São usualmente compostos por materiais brutos destinados à transformação.

                             Estoque operacional:

      É um tipo de estoque destinado a evitar possíveis interrupções na produção por defeito ou quebra de algum equipamento. É constituído por lubrificantes ou quaisquer materiais destinados à manutenção, substituição ou reparos tais como componentes ou peças sobressalentes.

                    Estoque de produtos acabados:

      É o estoque composto pelo produto que teve seu processo de fabricação finalizado. Em empresas comerciais é chamado de estoque de mercadorias.

      Usualmente são materiais que se encontram em depósitos próprios para expedição. São formados por materiais ou produtos em condições de serem vendidos.

               Estoque de materiais administrativos:

      É formado de materiais destinados ao desenvolvimento das atividades da empresa e utilizados nas áreas administrativas da mesmas, tais como, impressos, papel, formulários, etc.

      Do ponto de vista administrativo, podemos ainda destacar com grande importância para administração.

                 Estoque de segurança ou mínimo:

São as quantidades guardadas para garantir o andamento do processo produtivo caso ocorram aumento na demanda do item por parte do processo ou atraso no abastecimento futuro.

Os estoques de segurança impedem que ocorram problemas inesperados em alguma fase produtiva interrompendo as atividades sucessivas de atendimento da demanda.

A existência de estoques de segurança em uma unidade fabril, evita que os processo produtivo pare em caso de uma avaria, alimentando as máquinas subsequentes durante a reparação.

São ainda utilizados para salvaguardar uma empresa de incertezas nas suas operações logísticas. Lead-times(tempo entre colocar e receber pedido), procura dos clientes, e quantidades recebidas são exemplos de fatores que podem apresentar variações nas esperadas.

                                   Critérios de avaliação de estoques

                                                            PEPS

Este critério, também conhecido como FIFO (first-in, first-out) apura que os primeiros artigos que entrarem no estoque, vão ser aqueles que vão sair em primeiro lugar, deste modo o custo da matéria-prima deve ser considerado pelo valor de compra desses primeiros artigos.

Nesta maneira de agir, o estoque apresenta uma relação bastante expressiva com o custo de reposição, sendo esse estoque representado pelos preços pagos recentemente.

Obviamente, adaptar este método, faz com que o efeito da oscilação dos preços sobre os resultados seja expressivo, as saídas são confrontadas com os custos mais antigos, sendo esta uma das principais razões pelas quais alguns se mostram contrários a este método.

                          Vantagens do método

             As vantagens de utilização deste método:

  • O movimento estabelecido para os materiais, de forma ordenada e contínua, simboliza uma condição necessária para um perfeito controle dos materiais, principalmente quando os mesmos estão sujeitos a mudança de qualidade, decomposição, deterioração, etc,.
  • O resultado conseguido reflete o custo real dos artigos específicos utilizados nas saídas;
  • Os artigos utilizados são retirados do estoque e a baixa dos mesmos é dada de uma maneira sistemática e lógica.

                                                UEPS

Este critério, também conhecido como LIFO (last in, first-out) é um método de avaliar estoque bastante discutido. O custo do estoque é obtido como se as unidades mais recentes adicionadas ao estoque (últimas a entrar) fossem as primeiras unidades vendidas (saídas) (primeiro a sair). Pressupõe-se, deste modo, que o estoque final consiste nas unidades mais antigas e é avaliado com o método UEPS, o custo dos artigos vendidos (saídas) tende a se refletir no custo dos artigos comprados mais recentemente (comprados ou produzidos). Também permite reduzir os lucros líquidos expostos.

Por serem debitadas contra a receita os custos mais recentes de comprar, e não os custos mais recentes de compras, e não o custo total de reposição de todos os artigos utilizados, a aplicação deste método não obtém a realização do objetivo básico.

                      Vantagens do método

      As vantagens de utilização deste método, são:

  • Procura determinar se a empresa apurou ou não de forma correta os seus custos correntes, face à sua receita corrente. De acordo com este método, o estoque é avaliado em termos do nível de preço da época em que o UEPS foi introduzido. É uma forma de se custear os artigos consumidos de uma maneira realista e sistemática;
  • É uma forma de se custear os artigos consumidos de uma maneira realista e sistemática;
  • Numa temporada de alta de preços, os preços maiores das compras mais recentes, são ajustados mais rapidamente às produções, reduzindo o lucro;
  • O método tende a minimizar os lucros das operações, nas indústrias sujeitas a oscilações de preços;

              PREÇO MÉDIO PONDERADO (CUSTO MÉDIO)

Este critério é usado em empresas, em que os seus estoques tenham um controle permanente, e que a cada aquisição, o seu preço médio seja atualizado, pelo método do custo médio ponderado.

É o método utilizado nas empresas brasileiras para atendimento à legislação fiscal. Empresas multinacionais com operações no Brasil frequentemente tem de avaliar o estoque segundo o método do custo padrão, parra atender aos padrões da matriz, e também fazê-lo segundo o custo médio para atendimento à legislação brasileira.


    



            




                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIFERENÇA ENTRE PORTOS HUB E FEEDER

   Na prática, o termo "porto hub" é usado exclusivamente para a movimentação de contêineres. Esse tipo de porto concentra grande ...