sábado, 13 de março de 2021

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA


 

           De acordo com Bertaglia (2003), produtos, materiais, são movimentados ao longo da cadeia de abastecimento. A matéria prima é transportada para as fábricas para se transformar em produto final; em seguida, flui dos fornecedores para o centros de distribuição e daí para os clientes, dependendo do modelo estabelecido pela empresa.

(NOVAES, 2014) "Distribuição Física: é um termo empregado na manufatura e no comércio para descrever as extensas atividades relacionadas com o movimento eficiente de produtos acabados desde a linha de produção até o consumidor, e alguns casos, inclui a movimentação de matérias-primas desde a fonte de suprimentos até o começo da linha de produção. Essa atividade inclui transporte, fretes, armazenagem, movimentação de materiais, embalagem de proteção, controle de estoques, localização de fábricas e armazéns, processamento de pedidos, previsões de marketing e serviços ao usuário."

A cadeia de distribuição clássica é formada entre o fabricante e o consumidor, existindo um único intermediário, o varejista. Quando definidos os canais de distribuição, torna se necessário detalhar o processo logístico que será realizado, na prática, o projeto mercadológico selecionado.

O objetivo geral da distribuição física, é o de levar os produtos certos, para lugares certos, no momento certo e com o nível de serviço elevado, ao mesmo tempo em que se pretende reduzir os custos, ambos precisam caminhar juntos.

As possíveis melhorias no sistema, de uma forma geral, implicam custos maiores de transporte, de armazenagem e de estoque. Isto está preso ao conceito de valor agregado, quando a forma correta de focalizar o problema é através de cadeia de valor.

Os centros de distribuição são fundamentais no sistema de logística de uma empresa, situados geralmente em rodovias ou próxima a elas, em locais de fácil acesso a grandes caminhões e carretas, funcionam como peças estratégicas para o abastecimento de lojas ou entregas de produtos aos consumidores finais. Eles multiplicam pelo país, seguindo a rota de expansão das empresas e a necessidade de estar cada vez mais perto do cliente, encurtando distâncias e reduzindo os custos de transporte das mercadorias até o destino final (CASTRO,2006).

Sendo assim, distribuição física é o ramo da logística que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da empresa. O profissional de logística deve preocupar-se me garantir a disponibilidade dos produtos requeridos pelos clientes à medida que eles desejam e se isto pode ser feito a um custo razoável.

Resumidamente temos a função da Distribuição Física com o dever de garantir que os bens cheguem ao destino em boas condições comerciais, oportunamente e a preços competitivos. Essas atividades incluem o fretamento do transporte, armazenagem, movimentação de materiais, empacotamento de proteção, e controle de estoque.

Abaixo temos uma imagem que mostra fundamentos e técnicas de Logística, aplicado ao Armazéns e distribuição de mercadorias (distribuição física)

A administração da distribuição física é desenvolvida em três níveis;
  1. Estratégico: Como deve ser a definição global dos sistemas de distribuição?
  2. Tático: Como o sistema de distribuição pode ser utilizado?
  3. Operacional: Tarefas diárias que devem ser desempenhadas;

Mercados atendidos pela distribuição física:

  1. Usuários finais; Compreendem tanto os que usam o produto como os que criam novos produtos;
  2. Intermediários: Compreendem os que não consomem os produtos, mais sim que oferecem para revenda;

Padrão de demanda do mercado

Consumidores finais- normalmente adquirem em pequenas quantidades e são grande número.

Firmas de manufatura, distribuidores e eventualmente varejo- geralmente compram em grandes quantidades.

Localização do cliente

Próximos à "fábrica" (carga fracionada) -podem ser atendidos diretamente.

Distantes da fábrica (carga fracionada) - devem ser atendidos através de depósitos localizados estrategicamente.

Estratégicas básicas de distribuição, podem ser adotadas muitas configurações de distribuição, normalmente derivadas de três formas básicas: Entrega direta a partir de estoques de fábrica; Entrega direta a partir de vendedores ou da linha de produção; Entrega feita utilizando um sistema de depósitos.

Três conceitos importantes que suportam a Distribuição Física: Compensação de custos (trade-off); Custo total; Sistema total.

Modais de Transporte na Distribuição Física

A distribuição de produtos pode ser realizada através de diversas modalidades de transporte: rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo, e dutoviário.

Geralmente o embarcador tem uma diversidade de modalidades e combinações de modalidades a sua disposição.

Em alguns casos, o embarcador pode escolher entre várias alternativas de modo, de tal forma que o escolhido corresponda, por exemplo,, ao menor custo total do transporte, respeitados, no entanto, alguns critérios como os limites mínimo e máximo de tempo. Nesses casos temos uma flexibilidade modal, isto é, existe a possibilidade de escolha do modo de transporte ou combinação a ser utilizado.

Em outras situações, pode-se escolher qual o modo de transporte que se adequa melhor às condições de disponibilidade e viabilidade em relação ao tempo de distribuição. Essa possibilidade de escolha em função do tempo é denominada flexibilidade temporal.

Dois conceitos relevantes são os termos transporte intermodal e transporte multimodal. O primeiro diz respeito à conjugação da flexibilidade modal com a flexibilidade temporal de uma forma isenta de maiores preocupações além da simples integração física e operacional. Já, o segundo, trás as ideias da integração e inter-relação no aspecto físico, nas responsabilidades, em relação aos conhecimentos, programação e demais aspectos.

Referência: https://logisticaeomundo.wordpress.com/2017/07/20/distribuicao-fisica

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