segunda-feira, 19 de abril de 2021

PORQUE A INTERNET TEM MUDADO OS PROFISSIONAIS DE LOGÍSTICA


                         Por que a Internet tem Mudado os Profissionais de Logística

           Que a internet veio para ficar, disso ninguém duvida! Já vencemos a era digital e estamos vivenciando atualmente a era pós-digital.

            Para os amantes de logística, isso significa a consolidação do modal infoviário, que  vem sendo considerado o 6º modal de transporte.

           A infraestrutura primordial desse modal é a própria internet. E os equipamentos de transporte, isso é, por onde as mercadorias (ou informações) transitam são os sites, aplicativos, redes sociais, softwares e por aí vai...  Modal infoviário mudou muita logística por aí!

              

                              Descomplicando a Logística de Documentos

          No passado, quando alguém te pedia cópia dos documentos, você precisava levá-los até um local que tira-se uma cópia para você e entregar em mãos ou colocar no correio.

         Hoje, basta fazer um scan na sua impressora ou, mais fácil ainda, tirar uma foto do seu celular e enviar para quem te pediu.

         Esse envio pode ser feito por e-mail ou dentro de próprios formulários on line disponibilizando pelas empresas que já organizam toda a documentação.

                     Descomplicando a Logística Bancária

         Antes, para pagar uma conta, era preciso esperar o boleto chegar na sua casa, se dirigir até o banco, pegar filas intermináveis para então pagar sua conta.

         Atualmente, você acessa conta por aplicativos, sites dos fornecedores, gera o código de barra e paga pelo internet banking.

             Descomplicando A Logística dos Fornecedores

        Há alguns anos seu fornecedor te levava um mostruário gigantes dos produtos que ele tinha para escolher. Hoje o fornecedor tem um site que te mostra todas as opções. Na verdade se ele não tem um site, há grandes chance de ele sequer continuar como fornecedor, pois você não tem mais tempo (nem paciência) para ficar olhando mostruários físicos. E na internet você vai encontrar rapidamente todos os concorrentes dele.

       Descomplicando (ou Complicando?) a Logística de Bens de Consumo

           Observando o movimento na ótica de um varejista... 

           No passado, o varejista produzia ou comprava seus bens de consumo, colocava-os na prateleira de sua loja física e esperava os consumidores irem até lá e comprar esses produtos.

          Se eram produtos de baixo volume, os próprios consumidores transportavam-nos até suas casas. Se eram produtos maiores, o varejista usava seu caminhão ou uma transportadora para levar esses produtos até a casa do consumidor.

         Hoje o novo varejista primeiro ponta uma loja virtual. Coloca todos seus bens de consumo a venda na internet. O consumidor acessa o site e faz compra.

        Em seguida o varejista vai se preocupar em produzir ou em comprar esse produto que ele vendeu (sim estou sendo extremista e considerando que essa logística é fácil.. Não são todos os produtos que isso se aplica, mas eu conheço várias pessoas que inverteram a ordem produção x venda usando o modal infoviário).

        E então o varejista coloca esse produto no correio, fazendo-o chegar até a casa do consumidor. Nasce aqui um novo profissional de logística: aquele que sabe fazer boas operações logísticas de e-commerce. Por que a dinâmica é diferente, os times envolvidos são distintos mais os conceitos logísticos envolvidos continuam sendo aplicáveis.

           Referência:   https://www.logisticadescomplicada.com/porque-internet-mudado-profissionais-logistica/

                

                

              

                         

                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIFERENÇA ENTRE PORTOS HUB E FEEDER

   Na prática, o termo "porto hub" é usado exclusivamente para a movimentação de contêineres. Esse tipo de porto concentra grande ...