sábado, 13 de março de 2021

ESTRUTURA DE ARMAZENAGEM


 

                      As estruturas de Armazenagem devem ser adequadas às necessidades da empresa e, por isso, é essencial criar um planejamento para que tudo possa funcionar de forma otimizada, mantendo toda a cadeia de processos exigidos pela produção ou comercialização.

    Vamos analisar as principais estruturas existentes e suas funcionalidades, o que vai permitir que você conheça mais sobre o assunto, podendo escolher a melhor estrutura para suas necessidades.

               Estruturas de armazenagem porta-paletes

     As estruturas de armazenagem porta-paletes são mais utilizadas, oferecendo melhores condições ao sistema logístico. Em sua configuração tradicional, trata-se de uma estrutura em que todas as mercadorias e produtos são armazenados em estantes que, por sua vez, são acessadas através de empilhadeiras.

    O sistema permite o acesso a todos os volumes aleatoriamente, ou seja, não é necessário retirar ou mover as caixas ou paletes para ter acesso ao item desejado. Além disso, é um tipo de estrutura que exige menor espaço nos corredores, evitando acidentes e utilizando o ambiente em todo o seu espaço, inclusive vertical.

     As estruturas de armazenagem porta-paletes podem ser divididas em categorias diferentes, dependendo do que seja melhor para o sistema logístico:

                    Corredores Estreitos

     Com corredores estreitos é possível otimizar o espaço do armazém, aumentando o espaço disponível. Esse tipo de estrutura exige maior valor de investimento, principalmente em decorrência da necessidade de trilhos para a movimentação de empilhadeiras.

                          Transelevadores

     Os transelevadores também otimizam a utilização do espaço, já que o corredor é ainda melhor. Com se trabalha com alturas superiores, é possível também elevar a densidade da carga de carga, permitindo movimentação mais rápida.

                                         Autoportante  

     O espaço vertical pode ser melhor aproveitado com o autoportante que, além disso, pode ser construído em menor tempo, com menos investimento, já que a estrutura é usada como suporte de fechamento lateral e de cobertura, permitindo melhor distribuição da carga.

                      Deslizante

     A estrutura deslizante apresenta área reduzida para circulação, mantendo os paletes protegidos, apresentando um aspecto de bloco. É uma estrutura usada em locais limitados, para mercadorias de baixo giro e maior valor agregado.

                   Estruturas de armazenagem push back

     As estruturas de armazenagem push back é preparada com carrinhos instalados em trilhos, que são empurrados pelos paletes e estocados em sequência em cada módulo. Trata-se de um modelo que permite estocar até 4 paletes de profundidade em cada nível.

     O sistema é um dos mais utilizados pelo fato de as empresas precisarem de maior densidade de carga, permitindo maior número de endereços para os paletes. A estrutura push back é semelhante ao drive-in, com montagem por longarinas e montantes. O nome do sistema vem da forma como as cargas são movimentadas, podendo o plano de carga ser utilizado de acordo com as necessidades de cada empresa.

     No push back, o primeiro palete colocado é empurrado pelo próximo e, de forma, são armazenados os seguintes. No entanto, esse sistema apresenta uma limitaçãoo para a quantidade de paletes em profundidade, em razão da complexidade dos trilhos e da força exigida pela empilhadeira dos paletes já armazenados.

                Estruturas de Armazenagem Flow Rack

     Nas estruturas de armazenagem flow rack, o armazenamento é feito de forma manual, em caixas, em conjunto com linhas de transportadoras, servindo para mercadorias que são embaladas para seu destino. A montagem é feita através de rodizios plásticos inclinados, colocando-se as ccaixas em sequência, que são remetidas por um lado e recebidas pelo outro. É uma estrutura mais dinâmica, ideal para empresas que trabalham com pequenos volumes, permitindo selecionar inclusive itens fracionados. O sistema utiliza a ação da gravidade, permitindo fácil reposição e manuseio dos itens, utilizando como estrutura de sustentação os módulos porta-paletes ou estruturas em cantoneira. Sua principal vantagem é permitir melhor organização dos itens armazenados, tornando fácil sua localização.

               Estrutura de Armazenagem Drive-in

     AS estruturas de armazenagem drive-in oferecem maior capacidade de estoque, atendendo principalmente o sistema LIFO(ultimo que entra, primeiro que sai). Os itens podem ser acumulados, retirando-se apenas os que estejam mais acessíveis. O modelo permite maior densidade de itens armazenados, economizando espaço de manobra e oferecendo menor custo por metro quadrado, exigindo apenas um corredor frontal. A desvantagem do sistema está na dificuldade e na demora de acesso a itens específicos, que tenham sido armazenados anteriormente, já que ficam isolados no fundo das prateleiras.

              Estruturas de Armazenagem Drive-through

           Nas estruturas de armazenagem drive-through, o espaço de armazenamento oferece boa capacidade, eliminando a existência de espaço entre as prateleiras. No entanto, como o modelo utiliza o sistema de armazenagem FIFO(primeiro que entra, primeiro que sai), o que chega primeiro deve sair em primeiro lugar e, para que tudo funcione bem, é necessário um corredor para a entrada e o outro para a saída dos produtos. Além disso, é preciso também haver corredores laterais para a circulação de empilhadeiras.

               Estrutura de Armazenagem Dinâmicas

     A principal característica das estruturas de armazenagem dinâmicas é a rotação automática do estoque permitindo a aplicação do sistema FIFO. Assim, o palete colocado em uma das extremidades do armazém, deslizando até a outra através de uma pista de roletes, utilizando redutores de velocidade para manter a carga estabilizada. Esse tipo de estrutura permite maior concentração da carga, exigindo apenas dois corredores, sendo um deles responsável pela recepção e outro pela expedição e retirada do palete. É um sistema bastante utilizado para produtos alimentícios, que possuem controle de validade e cargas paletizadas. O sistema exige a utilização de uma empilhadeira, instalada em trilho inclinado com roletes. A empilhadeira deslizada de uma extremidade a outra, sendo contida no final.

              Estruturas de Armazenagem Cantilever

    As estruturas de armazenagem cantilever são mais utilizadas por empresas que armazenam produtos de maior comprimento, como canos, tubos e tábuas. O sistema consiste, basicamente, em armazenamento de peças apoiadas sobre eixos, ou braços, em vez de prateleiras. Dessa forma, a estocagem de peças é facilitada, sendo feito o abastecimento pela lateral. O próprio sistema e a proporção das peças armazenadas pode exigir maiores espaços para a mobilidade, havendo, no entanto, a possibilidade de armazenamento compacto, quando é exigido maior concentração de produtos. A estruturas de armazenagem foram desenvolvidas para cada tipo de necessidade. Com o planejamento correto, é possível garantir economia e otimização dos armazéns.

         Referência: https://www.fabrimetalarmazenagem.com.br/blog/estruturas-de-armazenagem/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIFERENÇA ENTRE PORTOS HUB E FEEDER

   Na prática, o termo "porto hub" é usado exclusivamente para a movimentação de contêineres. Esse tipo de porto concentra grande ...