sábado, 13 de março de 2021

GESTÃO DE FROTA - LOGÍSTICA

 


                         A Gestão da Frota de veículos surgiu quando as empresas precisavam de vários veículos para fazer entregas, viajar para falar com clientes, transportes de equipamentos, etc. Grande parte dos clientes localizam-se em diferentes pontos do globo. Para os produtores convinha-lhes gerir bem o transporte de modo a reduzir os custos, os desperdícios e aumentar os lucros. Os principais tipos de transporte têm as suas vantagens e as suas desvantagens:

Terrestre: São conhecidos por serem rápidos, apesar de terem associados custos varíaveis como a mudança do preço do petróleo e as condições das vias;

Ferrovário: Tem um custo baixo, é relativamente lento, mas também se restringe a zonas que possuam ferroviárias;

Marítimo: Trata-se do transporte mais lento de todos, no entanto é o mais barato. São limitados a zonas que possuam vias navegáveis ou portos.

Aéreos:  São os mais caros, mas também oferecem mais segurança e rapidez. Também se restringem a zonas que possuam aeroportos. 

                             Gestão 

  A gestão de frotas consiste na utilização de certos métodos, técnicas e ferramentas, nomeadamente, software informático, que permitem às empresas eliminar os riscos inerentes aos investimentos dos seus veículos, aumentar a produtividade e eficiência nas suas operações.

 Gerir seus veículos proporciona uma visão ampla do que de fato o que está acontecendo. Multas, manutenções, abastecimentos, pneus, documentação e custos são alguns itens fundamentais na gestão dos veículos.

 Os veículos exigem uma dependência em relação ao motorista, incluindo a manutenção preventiva e corretiva, os custos de abastecimentos, as multas, a conformidade com os serviços prestados, políticas de segurança, leis estaduais, federais, etc.

Para se ter uma boa gestão de frotas de veículos devemos ponderar certas questões:

Que veículo obter, tendo em conta o tipo de carga que se vai transportar;

Escolha dos equipamentos do veículos (ar condicionado, rádios, entre outros);

Verificar se é possível adquirir vários tipos de veículos do mesmo fabricante (é mais econômico);

Solicitar uma reunião com o gestor do fabricante, ele terá conhecimento sobre promoções ou programas do que um simples vendedor da marca.

Ter uma noção de quantas milhas se vai fazer por ano, certos programas de aluguel permitem ao veículo realizar entre 12.000 e 15000 milhas por ano, após exceder paga-se uma taxa por cada milha acumulada.

Comparar preços de aluguel e compra;

   Existem empresas específicas que tratam do ensinamento de uma boa gestão de frotas de veículos, onde incluem-se atividades focando principalmente: 

Transporte: Sistema de transporte, gerenciamento de transporte;

Manutenção da frota: Objetivos, importância, sistemas, manutenção corretiva e preventiva;

Planejamento das frotas: Avaliação da condição técnica dos veículos, dimensionamento da frota, abastecimento do veículo;

Gestão dos pneus, importância do pneu para a redução de custos; Estrutura dos pneus, ferramentas para gestão dos pneus, desgaste dos pneus, análise dos pneus;

             Outros Tipos de Gestão:

Plano de conta: Como apropriar as despesas com as atividades de transporte;

Tesouraria: Manutenção em terceiros, peças e componentes comprados pelas empresas;

Despesas Calculadas: Licenciamentos, seguros, motoristas e ajudantes, leasing;

Taxa Homem- Hora: Como calcular taxa homem-hora;

Tráfego: Como são usados os dados da frota no cálculo do custo operacional;

Renovação da frota: Estabelecer critérios, observando a vida útil econômica e o ponto econômico de substituição;

Manutenção da Frota: Reforma dos equipamentos de transporte da frota manutenção preventiva, corrigir os defeitos aleatórios;

 Software para controle das frotas

Um bom software de gestão e controle de frotas ajuda a coletar dados, para posteriormente analisá-los e eliminar as ineficiências de uma frota. Hoje em dias existem variados softwares para controle de frota de veículos que permitem às empresas realizarem uma série de tarefas específicas na gestão das frotas. Essas tarefas abrangem todas as operações:

Controle de jornada de motoristas;

Monitoramento de frota por rastreamento GPS;

Roteirizador;

Telemetria veicular;

Monitoramento em tempo real;

Controle de Abastecimento, localizando aonde, quando e quanto os seus motoristas estão abastecendo e tendo de gasto mensalmente;

Controle de pneus, Gerenciamento a posição e a vida útil de cada pneu e seus custos por km rodado;

Gestão de manutenção: informando quando quais peças devem passar por manutenção ou serem trocadas, através de alerta aos setores envolvidos;

Gestão de despachos, acompanhando os documentos ou muitas referentes ao veículo;

Controle de estoque;

Análise de rentabilidade;

Na gestão de frota de veículos também surgem problemas, como por exemplo: custos de transporte elevado, concorrência de outras empresas, entre outros.

 Os custos relativos às frotas de veículos são: pagamentos aos condutores, seguros do veículos, taxas de circulação, preços de combustíveis, manutenção, pagamento de portagens, depreciação dos veículos, entre os custos (Clemente, 2008d)

A gestão da frota de veículos é que os condutores não tratam os veículos da empresa da mesma maneira que tratariam os seus, levando isto a um aumento do desgaste natural do veículo. Por vezes os veículos são utilizados quase 24 horas seguidas,  com cargas excessivas e acumulam centenas de milhares de quilômetros.

 As empresas tentam reduzir esses custos da seguinte forma: minimizando o número de veículos utilizados, reduzindo distância total percorrida e reduzindo custos administrativos. Existem certos problemas relacionados com o transporte marítimo como por exemplo: a pouca flexibilidade da carga, a baixa velocidade do transporte, estragos ou perdas de carga.

  

 

  Referência:  Wikipedia. org/ Gestão de Frota



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIFERENÇA ENTRE PORTOS HUB E FEEDER

   Na prática, o termo "porto hub" é usado exclusivamente para a movimentação de contêineres. Esse tipo de porto concentra grande ...